Curador Digital

A curadoria de conteúdos é uma actividade fundamental para as marcas que procuram dar algo de útil à sua audiência. Ao gastar tempo a encontrar, filtrar e melhorar os conteúdos – que serão partilhados através das redes sociais – está a construir interesse e valor à volta da sua marca. Mas qual é o valor para o seu negócio? A curadoria de conteúdos dá aos seus visitantes razões para voltar a visitar, referir e interagir.
O que é a curadoria de conteúdos?

A definição de curadoria de conteúdos: o editor pesquisa e recolhe o melhor conteúdo sobre um tema de nicho, direccionado a uma determinada audiência. O conteúdo é relevante para o seu negócio, sendo que eles podem adicionar comentários e opinião; e desta forma, melhorá-lho.
Curadoria não é repetir informação; é sobre re-interpretar, contar de novo, remodelar histórias mais antigas. A personalização adiciona valor ao conteúdo, tornando-o mais apelativo. Se for bem feito, a curadoria de conteúdos torna o conteúdo novo e único, em vez de ser apenas mais um conteúdo requentado.
Claro, a curadoria de conteúdos não pode existir sozinha; precisa de uma presença nas redes sociais mais relevantes, enquanto produz os seus próprios conteúdos.
Porque é que precisamos da curadoria de conteúdos?
A curadoria pode desempenhar um papel central para criar consciência e credibilidade para a sua marca. A quantidade de curadoria de conteúdo que pode desenvolver depende da sua estratégia.
A curadoria de conteúdos inteligente pode ajudá-lo a:

Aumentar o envolvimento do seu site;

Tornar-se parte fundamental da angariação de leads e respectiva conversão, através do e-mail marketing e das redes sociais;

Tornar-se um ponto de referência para nicho específico;

Tornar a sua marca uma fonte credível de informação;

Tornar-se conhecido entre os influenciadores do seu sector;

Aumentar o tráfego e visibilidade nos motores de pesquisa;

Modelo da curadoria de conteúdos
Este modelo foca-se na explorar tudo o que existe, dar sentido a todo o material e fazê-lo circular nas redes sociais. Foi criado por Beth Kanter, que enunciou os três S da Curadoria dos Conteúdos:

Pesquisar (Seek). Actualizar-se com notícias da sua área

Sentido (Sense). Dar sentido à informação

Partilhar (Share) Trocar recursos com todos que se encontram à sua volta
Cinco dicas para uma boa curadoria de conteúdos
Utilize o vídeos e imagens
Desde o lançamento de sites de partilha de imagens como o Pinterest, a curadoria de imagens e vídeos tornou-se um passatempo muito popular. Utilize as suas próprias imagens e faça repin ou republique as imagens doutros utilizadores. Adicione conteúdos em vídeo, quando relevante, para manter todos interessados.
Crie revistas online
Sites como o Storify e Scoop.it são as duas principais ferramenta que estão a ser utilizadas para criar revistas online gratuitas. Para este tipo de curadoria, o seu conteúdo necessita de ser realmente útil e relevante. Se bem feito, a sua revista pode fazer de si uma paragem obrigatória para todo o conteúdo relevante relacionado com a sua indústria.
Comece nos blogs
Um blog pode ser objecto de curadoria de várias formas. Uma das formas mais comuns é seleccionar algum conteúdo e depois adicionar-lhe um comentário ou análise de um especialista durante o dia. Assim estará a adicionar valor ao conteúdo original em cada publicação.
E-mail Marketing
Pode não parecer o meio óbvio para a curadoria de conteúdos, mas as newsletters electrónicas funcionam tão bem quanto as revistas online, sendo directamente recebidas por uma base de dados que assim o pretende.
Ferramentas
Para recolher informação e organizar o seu conteúdo, precisará de ter forma e lugar para o conseguir. Aqui ficam algumas das ferramentas mais populares para a curadoria de conteúdos:

Alertas do Google: crie alertas para as palavras chave especificas que estão relacionadas com o seu negócio.

Delicious: este site de bookmarks permite que pesquise tudo o que os outros estão a publicar.

Pinterest: crie conteúdo à volta de imagens e vídeos. Também poderá encontrar infografias muito interessantes neste site.

 O conteúdo que for objecto da sua curadoria necessite de ter uma excelente qualidade. Demore o tempo que for necessário para verificar as suas fontes e as fontes deles. Tenha a certeza de que o conteúdo reflecte a sua marca e os seus valores. Faça tudo isto de forma correcta e a curadoria de conteúdos pode ajudar o seu negócio a chegar a outros voos.

O Curador Digital pode ser uma das profissões melhores pagas do futuro. É um profissional especialista na sua atividade que ausculta o mercado e direciona tráfego para o site da empresa de forma a converter visitas em pedidos de mais informação. 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook IconYouTube IconTwitter IconEventbriteEventbrite